sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dormir pouco ou demais faz mal

   Um estudo feito com dados do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos mostrou que dormir menos de cinco horas ou mais de nove horas por noite pode dobrar os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Foram avaliadas informações de 30.397 adultos entrevistados em 2005.

Entre os que dormiam menos de 5 horas por dia (incluindo sonecas ao longo do dia), o risco de ter doenças cardiovasculares era 2,2 vezes maior do que entre quem dormia mais de 7 horas diárias. Já entre quem dormia nove horas ou mais, o risco foi 1,5 vez maior. Os resultados foram ajustados de acordo com variáveis que também exercem influência sobre doenças cardiovasculares, como sexo, raça, tabagismo, consumo de álcool, obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão e depressão.
De acordo com os pesquisadores, a privação de sono pode interferir em funções endocrinológicas e metabólicas, aumentando o risco de endurecimento das artérias. Já o excesso de sono pode estar relacionado com má qualidade de sono ou problemas respiratórios.
Para saber mais sobre a pesquisa Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário